Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Login:
Senha:
Lembrar senha!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
     
 

ABGL REALIZA O 2º FÓRUM NACIONAL DE GINÁSTICA LABORAL

O 2º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Ginástica Laboral, realizado em março, no Auditório Ulysses Guimarães, da UniFMU, localizado na Capital do Estado de São Paulo, reuniu profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo. A ABGL atingiu seu objetivo, mostrou as suas realizações para o público presente e, mais uma vez, contribuiu para a organização e profissionalização da Ginástica Laboral no Brasil.

Algumas profissões precisam demonstrar a sua eficácia para que o mercado de trabalho as aceitem. Consciente dessa máxima mercadológica, a ABGL iniciou o 2º Fórum, no dia 12 de março, com a apresentação dos trabalhos científicos* das profissionais Valquíria de Lima, Evelin Moreno, Denise Bueno, Ariana Aline da Silva e Maria Aparecida Pereira Machado. No debate, a discussão foi ficou por conta do questionamento sobre a possibilidade dos indicadores que os programas de GL possam gerar sobre variáveis quantitativas e qualitativas. E, concluiu-se que, esses resultados são relevantes para a contratação e manutenção dos programas pelas empresas.

A solenidade de abertura do dia 13 de março contou com a presença de profissionais envolvidos com as questões da GL. Entre eles, Meg Mendonça (Método RP2), Profa. Lara Mattos (Unimonte), o Prof. Márcio Tadashi Ishizaki (CREF4/SP), Profa. Valquíria de Lima (ABGL), Prof. Leopércio de Oliveira Guimarães (UniFIG) e Lilian Pereira de Carvalho (CREF1/RJ). E, ainda, com a participação especial do Sr. Diógenes Sandim Martins, representando o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Sr. Walter Feldman.

“É uma prerrogativa da secretaria municipal apoiar todas as iniciativas relacionadas a programas que estimulem um estilo de vida mais ativo para a população paulista”, informou Diógenes Martins, que abriu o evento com uma mensagem de apoio às iniciativas da ABGL, já que “a associação pode ser um caminho de orientação às empresas sobre a necessidade de se implantarem cada vez mais programas de incentivo à prática de atividade física, inclusive no ambiente de trabalho”.

Os representantes das universidades presentes à cerimônia de abertura demonstraram interesse na continuidade do trabalho da ABGL no incentivo e apoio às faculdades na inclusão da Ginástica Laboral como disciplina curricular da graduação dos profissionais de Educação Física (Bacharelado), assim como a implementação de cursos de especialização na área.

A experiente Profa. Meg Mendonça apresentou com satisfação o método RP2, de sua criação. “São técnicas utilizadas na conscientização corporal e postural que muito poderá contribuir para a saúde e bem-estar dos trabalhadores”, afirmou a professora que já completou 25 anos de profissão.

Prof. Márcio Tadashi Ishizaki, 2º vice-presidente do CREF4/SP, abordou a notoriedade que o Profissional de Educação Física está atingindo dentro dos programas relacionados à saúde e ressaltou a força que a ABGL já detém como representante deste segmento. Enfatizou também a importância do papel da ABGL no melhor posicionamento do Profissional de Educação Física na Ginástica Laboral, através de documentos de orientação como o recém- lançamento do Manual de Boas Práticas.

O programa de Ginástica Laboral, como ação preventiva e coletiva, deve ser exercido exclusivamente pelo Profissional de Educação Física. Essa foi uma das notícias que a Profa. Lilian de Carvalho, representante o CREF1/RJ, nos deu. Segundo ela, esse foi o posicionamento do Banco do Estado do Espírito Santo – Banestes para o CREFITO/ES sobre a GL. Também, na oportunidade, Lilian leu para todos os presentes uma mensagem enviada pelo Profº Lamartine Pereira DaCosta**. “Esta mensagem marca um momento importante no Cenário da GL no Brasil, já que estamos reunindo profissionais que, desde a década de 1980, estão envolvidos com a área, assim como os profissionais que atualmente estão empenhados em alavancar cada vez mais a atuação dos profissionais de Educação Física no ambiente corporativo”, argumentou Valquíria de Lima sobre as palavras lidas.

Outro convidado que “agitou” os presentes foi o Dr. Rubens Azevedo do Amaral, que ressaltou a importância da atuação do Profissional de Educação Física nas Equipes Multidisciplinares para a saúde das pessoas.

OFICINAS

No período da tarde foram realizadas as Oficinas “Inclusão de trabalhadores com deficiência na Ginástica Laboral: dicas de atuação”, conduzida pelas professoras Andressa Pinheiro e Carolina Ignarra e “Conteúdos e Técnicas utilizadas nos programas de GL”, conduzida pela Profa. Adriana Rosa Sapata. As oficinas foram importantes no quesito aperfeiçoamento do profissional e discussão das práticas da GL.
[leia entrevista exclusiva clique aqui]

Simultaneamente às oficinas aconteceu a reunião intitulada “Reunião dos Empresários”. O objetivo dessa reunião foi ouvir estes associados sobre as necessidades de ações que podem contribuir para apoiar a atuação das empresas no mercado. Um dos temas discutidos foi a adesão e participação dos trabalhadores nos programas de GL. As empresas reunidas entraram num consenso de mensuração desse dado na perspectiva de estabelecer para as empresas que investem nos programas de GL um parâmetro de participação.

A última palestra foi realizada pela Profa. Manuela Bailão de Brasília (Analista de Negócios Sociais – Programa SESI Lazer Ativo UCEL - SESI/DN). Manuela destacou o que o SESI tem feito na GL, seu novo posicionamento para atendimento à indústria e ao mercado que atende. A entidade SESI reconhece a necessidade de atender à Lei nº 9.696/08 e ter nos eu quadro de funcionários profissionais formados, substituindo os estagiários sem acompanhamento e cancelando os programas de multiplicadores. Porém, foram relatadas as dificuldades para realizar imediatamente essas ações em todo o Brasil. O público presente se manifestou e solicitou que o SESI realize as modificações o mais rápido possível, a fim de contribuir para a imagem dos Programas de Ginástica Laboral e inserir somente o Profissional de Educação Física nesses programas.
[leia entrevista exclusiva clique aqui]

Aconteceu durante o evento

Estudantes – Destaque para a participação dos alunos da Profa. Cynara Cristina Pereira (vice-presidente da ABGL – gestão 2007/2010), do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio de Itu e Salto – CEUNSP. A presença dos alunos da CEUNSP reflete a preocupação da ABGL em trabalhar em prol do estudante, do profissional formado e das empresas de GL.

Manual – A Profa. Dani Kallas apresentou o Manual de Boas Práticas da ABGL e, de forma muito didática, provocou reflexões importantes sobre a atuação dos profissionais e a qualidade dos serviços prestados. [para solicitar o seu manual clique aqui]

Eleição – A atual Presidente da ABGL Profa. Valquíria de Lima apresentou a chapa única para votação da próxima diretoria e a proposta de trabalho para o triênio 2010/2013. A votação aconteceu no final do evento, bem como a assinatura do livro-ata. A nova diretoria é composta por profissionais associados dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que trará com certeza uma ampliação no atendimento na realização de novos eventos pelo Brasil.
[para conhecer a nova diretoria, clique aqui]

AGENDE-SE

A cerimônia de posse da nova Diretoria acontecerá no dia 3 de julho, no auditório do CREF de São Paulo, a partir das 08h30.
[informações clique aqui]

A ABGL agradece a todos que participaram de alguma forma na realização do 2º Fórum Nacional de Ginástica Laboral. Ao Mundo Verde pelo Coffee Saudável durante os intervalos, à livraria Aratebi que oferece descontos especiais aos associados e disponibilizou dois livros para sorteio durante o evento, ao Prof. Rony Tschoeke (PR), Profa. Andréa Frangakis (diretoria ABGL), Denise Bueno (SP), Evelin Moreno (SP) e Junara Paiva (MG) que trabalharam com dedicação para que este evento fosse realizado.

Texto: Célia Gennari
Fotos: César Viégas

Abaixo imagens do 2º Fórum Nacional de Ginástica Laboral

     
     
     
     
     
     
 
     
 
Adicione nosso Facebook Adicione nosso Twitter
Copyright 2011 - ABGL Associação Brasileira de Ginástica Laboral - Todos os Direitos Reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player