|
CREF4/SP reúne funcionários e proprietários de empresas de Ginástica Laboral
Após constatar a existência de 114 empresas que oferecem Ginástica Laboral no Estado de São Paulo, o Grupo de Estudos Técnicos em Ginástica Laboral do CREF4/SP organizou e realizou I Encontro de Empresas e Empresários em Ginástica Laboral, que aconteceu no dia 2 de julho, no auditório do CREF4/SP. Estiveram presentes mais de 60 profissionais ligados a empresas que oferecem serviços em Ginástica Laboral.
 |
|
 |
O conselheiro Márcio Tadashi Ishizaki, 2º vice-presidente do CREF4/SP, procedeu à abertura do evento com a apresentação dos objetivos da reunião e do Grupo de Estudos do Conselho. Ele destacou o crescimento desta área de atuação e a intensificação das ações do CREF4/SP na defesa da atuação do Profissional de Educação Física na Ginástica Laboral. Reforçou a importância de que as empresas tenham conhecimento das normas legais que devem ser seguidas, razão principal da realização do encontro. O conselheiro, ainda, apresentou o folder, que foi entregue aos presentes. Um material que está sendo oferecido para ser utilizado como apoio nas ações de divulgação sobre o tema.
 |
Na seqüência, a presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral – ABGL, Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP), fez uma apresentação da associação e ressaltou, entre suas conquistas, o acesso ao Ministério do Trabalho e Emprego – FUNDACENTRO e ao secretário municipal de esportes Walter Feldman, em parceria com o CREF4/SP. Apresentou também alguns benefícios que estão sendo oferecidos aos associados da ABGL, como descontos em livrarias especializadas na área. |
“A Educação Física é uma profissão que está engatinhando, mas crescendo. Antes tínhamos até cabeleireira dando aula de ginástica, hoje, com o crescimento do esporte no país, o papel do Profissional de Educação Física mudou. Somos apaixonados pela Educação Física do passado e pela evolução que estamos tendo, mas temos de olhar para o futuro sem omissão”.
Valquíria de Lima
Presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral – ABGL
 |
Atuação – Já está comprovado que para pessoas que nunca entraram em uma academia de ginástica a Ginástica Laboral lhes dá acesso a esse universo. “Estamos nas empresas para levar, além dos aspectos fisiológicos e cinesiológicos, a importância da Educação Física para a saúde”, explicou a diretora administrativa da ABGL, Ana Lúcia Áquilas Rodrigues (CREF 050946-G/SP), que palestrou sobre a atuação do Profissional de Educação Física. “A Ginástica Laboral atua com o trabalhador sadio e tem seu foco centrado em autonomia”. Estagiários não podem trabalhar com Ginástica Laboral, muito menos os multiplicadores. E as empresas de Ginástica Laboral também têm que ter registro. Ana Lúcia lembrou que a divulgação do folder distribuído no evento, é de extrema importância, para profissionais e para quem não é da área também. |
|
|
O Conselheiro Márcio T. Ishizaki dividiu sua fala em dois temas: a responsabilidade do Profissional de Educação Física e a regularização da Pessoa Jurídica. No primeiro, destacou os aspectos éticos envolvidos no oferecimento de serviços, principalmente quanto à competência técnica, apontando no Código de Ética do Profissional de Educação Física onde se enquadram. Esclareceu também sobre o tipo de obrigação a que se sujeita o profissional, que é a obrigação de meio, isto é, a obrigação de realizar um serviço através dos meios adequados e necessários, independentemente do resultado a ser alcançado. Quanto à Pessoa Jurídica, apontou alguns aspectos importantes para que uma empresa possa ser vista como uma instituição preocupada com a qualidade de seus serviços. Esclareceu ainda questões relacionadas aos estagiários e à existência de dois tipos de formação em Educação Física, a licenciatura e o bacharelado. |
 |
|
|
 |
Entre os presentes estava Sibele Tusi (CREF 002343-G/SP), gerente administrativo da Laborfit (CREF 000805-E/SP), localizada em Campinas, que comentou sobre a importância da ABGL em prol do desenvolvimento da empresa laboral. “Estamos muito interessados em ajudar o CREF4/SP, pois sabemos que é muito difícil fiscalizar o profissional que trabalha com Ginástica Laboral”. |
Eliane Polito (CREF 059635-P/SP), diretora geral da Realce Qualidade de Vida na Empresa, dividiu com os participantes do evento a sua experiência. “Meses depois de termos oferecido nosso serviço para uma empresa, fomos chamados para uma apresentação. Após muitas exigências e de constatarem que nossos profissionais eram graduados em Educação Física com registro no CREF4/SP, bem como nossa empresa e, também, após contatarem nossas referências [outros clientes] e verificando os resultados obtidos com nosso programa, fomos contratados. Antes de nossa empresa, eles tinham um fisioterapeuta administrando Ginástica Laboral, através de exercícios passados em forma de orientação escrita para multiplicadores, funcionários da empresa. Este fato ocorreu após o Departamento de Fiscalização do CREF4/SP ter encaminhado um ofício de notificação à direção da empresa que, imediatamente, tomou as providências para cancelar o contrato com o fisioterapeuta”. Para Eliane Polito, os profissionais têm dificuldades na área, mas existem também histórias de vitórias que dão a certeza de que estão no caminho merecido do reconhecimento dos resultados alcançados, propostos por profissionais da Saúde Preventiva, que são os profissionais da Educação Física.
O objetivo do I Encontro de Empresas e Empresários em Ginástica Laboral foi prestar esclarecimentos para as referidas empresas, bem como seus empresários, sobre os aspectos legais envolvidos nos serviços de Ginástica Laboral. Também foi um momento importante para que os Profissionais de Educação Física que atuam em Ginástica Laboral pudessem se manifestar à direção do CREF4/SP e assim contribuir para o fortalecimento da profissão.
Novidade – Em breve, a ABGL estará lançando o Manual de Boas Práticas, que deve servir como um roteiro para os profissionais que atuam na área e para os empresários que contratam esses serviços.
A cobertura completa desse evento, o profissional encontrará na próxima edição da Revista CREF de São Paulo.
Nota - Você não pode perder os próximos eventos relacionados a essa e outras áreas de atuação do Profissional de Educação Física. Fique atento ao noticiário do portal do CREF4/SP.
Reportagem e Fotos: Célia Gennari. |
|