No mês de novembro de 2006 surgiu entre os alunos da pós-graduação em Ginástica Laboral - Atividade Física e Promoção da Saúde, da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), a idéia da criação de uma Associação que respaldasse os Profissionais de Educação Física que trabalham e acreditam na Ginástica Laboral. |
|
Com a decisão do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) de promover 2007 como o ano da Ginástica Laboral, a idéia ficou ainda mais forte. Neste momento, ex-alunos, alunos, professores e coordenadores da Pós-Graduação UniFMU uniram esforços para criar a Associação Brasileira de Ginástica Laboral – ABGL, fundada em 14 de agosto de 2007.
A ABGL é uma associação sem fins lucrativos, de caráter organizacional, de direito privado, sem cunho político, formado pela união de Profissionais de Educação Física, diplomados e/ou em formação.
Seu lançamento marca um momento histórico, que pretende colaborar para a consolidação da Ginástica Laboral como atuação do Profissional de Educação Física na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do trabalhador.
VISÃO
Ser uma entidade de apoio na construção da Ginástica Laboral de forma sistematizada, fortalecendo assim a atuação dos Profissionais de Educação Física.
MISSÃO
Promover a integração e o desenvolvimento dos Profissionais de Educação Física que atuam em Ginástica Laboral, acompanhando e divulgando o desenvolvimento da modalidade, promovendo discussões, reflexões e formando opiniões balizadoras, por meio de eventos que incentivem o debate e a pesquisa.
OBJETIVOS
Nossos objetivos estão alinhados com deliberações e recomendações de órgãos e entidades como o Sistema CONFEF/CREF, definidos nacional e estadualmente:
- Congregar profissionais de Educação Física formados ou em formação;
- Incentivar a integração e a cooperação entre os associados;
- Apoiar os Profissionais de Educação Física da área de Ginástica Laboral, articulando-se com Entidades e Instituições de RH, Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Ergonomia, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, na defesa e na consolidação dos programas de Ginástica Laboral, buscando garantir a integridade da sua aplicabilidade;
- Representar seu quadro de associados no que diz respeito à importância dos programas de Ginástica Laboral quanto a sua ciência e metodologia técnica, para as políticas de saúde e educação no trabalho, especificamente;
- Promover intercâmbios técnicos, científicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento dos Profissionais de Educação Física que atuam com a Ginástica Laboral;
- Estimular o desenvolvimento e a divulgação de pesquisas na área de Ginástica Laboral;
- Promover encontros para a discussão da Ginástica Laboral, por meio de eventos científicos anuais.
|